Físicos no Cinema

Uma pequena homenagem aos nossos físicos Leonard e Sheldon. Parabéns a todos os físicos pelo Dia do Físico.

Não, o tema deste texto não é sobre como físicos se comportam dentro do cinema, e sim, sobre personagens de filmes que, vejam só, tem um diploma na parede de ser escritório dizendo "Sim, você é físico", mas não necessáriamente com estas palavras.

Pois bem, comecemos a viagem, lá pelos anos 80. Você, deitado no sofá, e começa a Sessão da Tarde. Sobre os letreiros anunciando o filme "De Volta Para o Futuro". Se tens bom gosto, caro leitor, você permanece no canal, e não troca para ver o programa de fofoca com uma apresentadora usando um poodle na cabeça. Permanece pois o filme é bom, divertido, e tem um personagem super carismático, e não estou falando de Marty McFly, e sim, do Emmett Lathrop Brown, ou Doc Brown, como é carinhosamente chamado por todas as almas que tiveram sorte de conferir este grande filme. O personagem é representado por Christopher Lloyd, que assume o papel de um físico que descobre como navegar pelas linhas do tempo, gerando problemas então, pelo aí sim, jovem Marty McFly. E que problemas! Se você não viu neste filme ainda... VOCÊ NÃO VIU ESTE FILME AINDA?!

Bem, nossa próxima parada, é no universo cyberpunk, mais exatamente no ano de 2019, no filme Blade Runner. Dr. Eldon Tyrell é o físico da vez, dono da Tyrell Corporation, uma empresa de alta-técnologia, que produz primáriamente, os chamados andróides, que irão ser ponto principal neste clássico do Sci-Fi. Aproveite que saiu recentemente uma edição considerada definitiva, e vá fazer uma visita aos "produtos" da empresa deste físico camarada, que vai aprontar mil e uma confusões, com sua turminha divertida, na TV mais próxima do seu sofá.

Nosso próximo físico imortalizado nas telas do cinema, tem como "nome de guerra", o apelido Síndrome, e pertence ao mundo das animações, no filme "Os Incríveis". Ele, após ter sido rejeitado para ser ajudante de herói do Sr. Incrível, se revoltou contra os heróis e armou um plano para destruir todos eles, para que ele possa ser o único herói em atividade. Quem disse que todo físico é bonzinho? Hey, você que está lendo isso, e é físico, não estou te incentivando a... deixa para lá. Próximo!



Egon Spengler (Harold Ramis), dos Caça-Fantasmas, é visivelmente um físico da categoria dos lunáticos, tanto que criou o chamado "Proton pack". Especialista em atividade fantasmagórica, faz parte de uma equipe que tem como sua principal função, deter monstros e fantasmas. Apesar de sair da nossa lógica, e da lógica padrão de nosso universo, temos que admitir que os filmes são bons, o personagem é carismático, e é sim, um físico de mão cheia.


Vamos acabar este pequeno texto com uma passagem pelo universo de Carl Sagan, no filme "Contato", baseado num livro de mesmo nome. Eleanor Arroway (Jodie Foster), além de organizada, e não sair perdendo os headphones por aí (repare na foto) como certas pessoas em roupas pretas extravagantes, é uma radioastrônoma que consegue, depois de muita dedicação pessoal e anos de luta, descobrir um sinal extraterrestre transmitido a partir da estrela Vega. O filme é embasado em um acontecimento supostamente real, chamado Projeto Contato, financiamento realizado entre os EUA e a Rússia para a construção de uma máquina cujo o projeto havia de fato vinda do espaço. Os EUA atribuíram a autoria desses sinais à Rússia, mas quando os fatos chegaram aos ouvidos dos Russos, os americanos perceberam que se tratava de um sinal que não vinha do planeta Terra. Indo por um lado mais sério, é um grande filme, com uma grande personagem. Só não se esqueçam de buscar o livro para leitura depois, que é excelente!


5 personagens, 5 físicos, 5 recomendações de filmes. Viva a física! Viva o físico! Viva o dia do físico!

1 comentários.:

Seu amigo! disse...

http://portalbazinga.blogspot.com.br/p/assistir.html

show de blog