Detalhes do Episódio 1x15

  • SUPER ANEL DE COLISÃO: Leonard e Raj discutiam sobre a possibilidade do Superconducting Super Collider (SSC) gerar um buraco negro e engolir a terra... O SSC foi o projeto de um acelerador de partículas que seria construído no Texas, com um diâmetro de 87 Km, que através da colisão de elétrons liberaria partículas subatômicas com energia suficiente pra gerar inclusive o "bóson de Riggs"! Uma partícula prevista teoricamente, mas ainda não detectada. Custaria 12 bilhões de dólares, a construção foi iniciada em 1991, mas já em 1993 foi cancelado nos cortes orçamentários do governo americano.
  • SHIVA, O DESTRUIDOR: Raj se auto-denomina Shiva, o destruidor em sua batalha com o Howard... Shiva é um Deus hindu que imprime vida à natureza inerte através da dança, e assim demarca a passagem do tempo e controla os fenômenos do universo e dançando também a tudo destrói utilizando o fogo, denscansa e em seguida recria o universo... Há registros de representação de Shiva que datam do neolítico (4.000 a.C.) e a Yoga tem origens em seu mito.
  • "TRÈS DRÔLE": Citação francesa do Howard que significa algo como "muito engraçadinho", "very funny".
  • PICLES: O lanchinho que o Leonard oferece a Missy são uns pequenos pepinos com sal e vinagre... Iguaria que era muito apreciada na mesopotamia!
  • LIVRO DO AMOR: Raj recita a Missy:"...if you wonder, wonder, wonder who wrote the book of love," "se você se pergunta quem escreveu o livro do amor..." aludindo à música Book of Love de 1957 dos The Monotones.

5 comentários.:

Anônimo disse...

Achei que o Leonard estava se referindo ao LHC (http://en.wikipedia.org/wiki/Large_Hardon_Collider), que será inaugurado ainda esse ano e o qual foi alvo de diversas especulações sobre segurança, principalmente no que se refere à criação de mini-buracos negros (seção Safety Concerns do link da Wikipedia).

Wandy disse...

De fato seria uma referência mais atual!

Nada impede na verdade, que estejam falando até genericamente de qualquer acelerador de particulas... As especulações sobre segurança se aplicam a todos...

Mas havendo um acelerador denominado exatamente Super Collider, nos pareceu referência mais segura...

Ps. A entrada em funcionamento do LHC tem sido adiada... em 2000 a previsão era pro início de 2007, por exemplo. Q saia esse ano, com buraco-negro e tudo!

Anônimo disse...

foi meu primeiro chute tambem.
mas Super Collider é como se referem ao "Superconducting Super Collider".
Segundo o Wikipedia, a enerrgia do LHC é de 14 TeV, contra 40 TeV do SSC.
Creio entao que sejam cabiveis as mesmas observacoes quanto a seguranca
nas duas instalacoes...

Anônimo disse...

seria legal explicar também porque onde eles falaram HOG, foi traduzido como harley

.. apenas pra anotar nas explicaçoes

;^)

Wandy disse...

Verdade, anônimo! Bem lembrado...