Detalhes do Episódio 1x17

  • Subway: é uma rede de restaurantes, de tipo franquia,que tem como especialidade a venda de sanduiches e saladas. Foi fundada em 1965 por Fred De Luca e Peter Buck. A companhia possui mais de 27.000 restaurantes franqueados em mais de 85 países, e é a rede de franquia que mais cresce no mundo. (segundo pesquisa da rede mundial de franquias).
  • Ano-luz: é uma unidade de comprimento utilizada em astronomia e corresponde à distância percorrida pela luz em um ano, no vácuo.
  • Newton-metro: é a unidade de momento no Sistema Internacional de Unidades. A sua abreviatura é N m ou N·m. É uma unidade derivada do SI correspondendo ao torque provocado por uma força de um newton exercida a uma distância de um metro do ponto de rotação. Expressa em unidades base do SI corresponde a m2 kg s–2.
    Apesar de o newton metro ser dimensionalmente equivalente a um joule, a unidade do Sistema Internacional de energia e trabalho, esta é uma grandeza escalar, enquanto o momento de uma força é definido como um produto vectorial sendo assim uma grandeza vectorial.
  • Erwin Schröndinger: Físico austríaco (Viena, 12/08/1887 - 04/01/1961). Detentor do prêmio Nobel de 1933, juntamente com Paul A. M. Dirac, por sua contribuição à nova teoria da mecânica ondulatória aplicada à estrutura do átomo. Após cursar a universidade de Viena, foi professor em Stuttgart, Breslau e Zurique. Em 1927 substituiu Max Planck na cadeira de física da universidade de Berlim e, em 1940, passou a dirigir o departamento de física da universidade de Dublin. Sua especialidade é a física matemática, ciência que aplicou principalmente aos problemas da estrutura do átomo. Desenvolvendo as idéias de Broglie, mostrou que a emissão e a absorção de ondas estão relacionadas com a freqüência orbital da partícula e que podem ser calculadas pela diferença entre duas freqüências de ondas estacionárias. Sua teoria foi confirmada, através da observação de espectros de linhas.
fontes: http://pt.wikipedia.org e http://br.geocities.com/superteorias/schrodinger.html

0 comentários.: